Cloud Computing

Você sabe como funciona e quais são as principais vantagens da cloud computing? Aprenda mais sobre o assunto com o blog da HostGator!

cloud computing existe há pelo menos 20 anos e oferece benefícios como eficiência, custo-benefício e vantagem competitiva. Apesar dos benefícios comprovados, algumas empresas ainda não utilizam esse recurso. 

Um estudo do International Data Group mostrou que 69% das empresas utilizam a nuvem e 18% estão planejando uma migração para a cloud computing.Paralelamente, uma pesquisa da Dell revelou que empresas que investem em big data, nuvem, mobilidade e segurança desfrutam de um crescimento de receita até 53% mais rápido do que seus concorrentes. 

Os dados mostram que, cada vez mais, empresas experientes em tecnologia e líderes do setor estão utilizando a computação em nuvem como vantagem competitiva. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse recurso, seu funcionamento e suas vantagens. Vamos lá?

O que é cloud computing?

Se você está lendo este artigo, deve estar se perguntando o que é cloud computing, certo? Para responder à sua pergunta: ele é um termo usado para descrever a entrega de serviços de computação sob demanda, seja no formato de aplicativos ou de capacidade de armazenamento ou processamento. 

Caso você já tenha utilizado os serviços do Google, como Gmail ou Google Docs, assistido a uma série na Amazon Prime ou Netflix e escutado uma música no Spotify, provavelmente sabe do que estamos falando! 

A computação em nuvem utiliza de tecnologia para hospedar aplicativos, programas e outras informações na internet. Assim, o usuário pode acessar os arquivos com qualquer dispositivo. 

Ao hospedar um software ou um banco de dados, o servidor libera a memória e o poder de computação de computadores individuais. Os usuários podem acessar com segurança os serviços em nuvem usando credenciais recebidas do provedor de computação em nuvem.

Para resumir: a computação em nuvem é uma computação baseada na Internet. Se antes as pessoas tinham que baixar programas em seu computador físico, agora é possível fazer isso pela internet. Os dados coletados ao longo do processo são processados e armazenados ​​por servidores remotos. 

Como funciona a cloud computing?

Chegou a hora de falarmos sobre a computação em nuvem como funciona!  Em vez de possuir a própria infraestrutura de computação ou data centers, as empresas podem alugar essa estrutura remotamente. A nuvem utiliza um servidor remoto para armazenar todas as informações que você precisa.

Para as empresas, isso significa a redução do custo inicial e da complexidade de manter uma estrutura de tecnologia própria. Já as pessoas autorizadas a acessar o servidor, podem fazê-lo de maneira totalmente remota. Um colaborador tem acesso àquelas informações estando em Florianópolis (SC) ou em Salvador (BA). Bacana, né?

Ainda sobre o que é computação em nuvem, é importante ressaltar que existem três tipos de cloud computing: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. 

Nuvem pública

Os serviços de computação são disponibilizados para quem quiser usá-los e podem ser gratuitos ou pagos sob demanda, permitindo que os clientes paguem apenas pelo uso dos ciclos de que consomem. São oferecidos por provedores terceirizados. 

Nuvem Privada

Funciona de maneira similar à nuvem pública, com a diferença de que os dados e serviços são gerenciados pela organização ou por terceiros apenas para a organização do cliente. Aqui, o controle principal é sobre a infraestrutura, minimizando os problemas relacionados à segurança.

Nuvem Híbrida

É a combinação de nuvem pública e privada, mas não necessariamente de fornecedores diferentes. Trata-se do conjunto de armazenamento público e privado que desempenha funções distintas e se complementa dentro da infraestrutura de TI de uma empresa.

Vantagens da cloud computing

A computação em nuvem oferece benefícios que vão desde a configuração de um escritório virtual até a acessibilidade aos dados de maneira facilitada. Além disso, ela traz redução de custos para a empresa, aumenta a colaboração e a segurança. Abaixo, você confere vantagens e desvantagens de cloud computing!

Redução de custos 

A computação em nuvem ajuda a reduzir o custo de gerenciamento e manutenção da estrutura de TI de uma empresa. Isso porque a cloud computing absorve a necessidade da empresa em investir em equipamentos e equipes próprios. Além disso, com a computação em nuvem, a empresa paga apenas pelo armazenamento que utilizar. 

Flexibilidade

A nuvem oferece às empresas mais flexibilidade, como contratação de mais espaço, atualizações e suporte, em comparação com a hospedagem em um servidor local, fazendo com que os colaboradores da empresa se preocupem com o que realmente importa: a sustentabilidade do negócio. 

Disponibilidade

Quando o servidor próprio falha, a empresa inteira fica inativa enquanto aguarda o problema ser resolvido. Com a cloud computing, a falha do servidor é removida pois se um problema ocorre, o servidor pode ser migrado rapidamente. 

Sustentabilidade

A computação em nuvem é uma solução sustentável para o negócio, já que, ao possuir um data center próprio, a empresa aumenta a pegada de carbono. Ao migrar para a nuvem, a pegada reduz consideravelmente porque você não precisa alimentar fisicamente os servidores ou mantê-los resfriados.

Segurança

Uma das responsabilidade do servidor em nuvem é monitorar, em tempo integral, a segurança das informações armazenadas. Além do amplo uso de criptografia, com a computação em nuvem é mais fácil atender às leis de conformidade. 

Colaboração

Com a nuvem, a colaboração entre funcionários se torna um processo mais simples. Isso porque os membros da equipe podem visualizar e compartilhar informações com facilidade e segurança e há espaços sociais colaborativos para conectar funcionários, aumentando assim o interesse e o engajamento.

Mobilidade

A computação em nuvem permite o acesso móvel aos dados corporativos por meio de qualquer dispositivo com acesso remoto. Os colaboradores que vivem longe do local de trabalho ou que possuem agenda mais cheia, podem usar esse recurso para se manter instantaneamente atualizados com clientes e colegas de trabalho.

Inteligência de dados

Com as informações armazenadas na nuvem, é possível implementar mecanismos de business intelligence para criação de relatórios que facilitam a tomada de decisão. Muitas soluções possuem análise de dados integrada para uma visão panorâmica dos dados. 

Controle de qualidade  

No sistema baseado em nuvem, todos os documentos são armazenados em um só lugar, em um único formato e de forma padronizada. Dessa forma, fica mais fácil manter a consistência dos dados, evitar erros humanos e ter um registro claro de quaisquer revisões ou atualizações.

Quais são as principais funcionalidades da cloud computing?

Existem muitas aplicações da computação em nuvem, desde armazenamento, rede, até processamento de linguagem natural e inteligência artificial. De modo geral, existem três funcionalidades principais da cloud computing 

Infrastructure as a Service (IaaS)

Refere-se aos blocos de construção fundamentais da computação que podem ser alugados: servidores físicos ou virtuais, armazenamento e rede. É atraente para empresas que desejam criar aplicativos do zero e controlar quase todos os elementos por si mesmas. 

O IaaS dá aos seus usuários a capacidade de provisionar armazenamento, processamento, e conectividade de rede sob demanda. Ao usar esse modelo de serviço, os clientes podem desenvolver seus próprios aplicativos. Amazon, Microsoft, Alibaba e Google são alguns dos principais provedores de serviços em nuvem do mundo. 

Platform as a Service (PaaS)

É a próxima camada: armazenamento complementar, rede e servidores virtuais, além de  ferramentas e software que os desenvolvedores precisam para construir aplicativos. O PaaS fornece muitos serviços, como filas, bancos de dados, e-mails, mecanismos de fluxo de trabalho, entre outros, aos seus clientes. Os serviços são gerenciados pelo provedor, ajudando os clientes a se concentrarem mais na funcionalidade de seus aplicativos.

Software as a Service (SaaS)

É a entrega de aplicativos como serviço, provavelmente a versão da computação em nuvem com a qual a maioria das pessoas está acostumada. No SaaS, são fornecidos aplicativos com recursos administrativos e capacidade de criar e gerenciar seus usuários. Também é possível algum nível de personalização, alguns exemplos são: ERP, CRM, Google Docs, LinkedIn e Facebook. 

Algumas soluções também oferecem a proposta de ambientes de desenvolvimento em nuvem com editores de código, que possibilitam escrever o código a qualquer momento e em qualquer lugar.

Como você percebeu, a computação em nuvem está atraindo cada vez mais empresas devido às vantagens como colaboração, segurança e receita. Usando uma solução baseada em nuvem, a empresa evita muitos problemas que podem afetar as organizações que dependem da infraestrutura local.

Ela não é mais o futuro do armazenamento e compartilhamento de dados, mas o presente!  

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a computação em nuvem. Saiba também que existem diversas soluções no mercado! Por isso, certifique-se de que o provedor de computação em nuvem que você escolheu satisfaça suas necessidades de negócios.