SEO: Otimização para mecanismos de busca

SEO (Search Engine Optimization) refere-se a otimização para mecanismos de busca. O termo é uma das principais estratégias do marketing digital, ele é responsável por otimizar sites de buscas, blogs e páginas da web referente a determinado assunto de interesse do usuário.

O que é SEO?

Pode se considerar uma ferramenta estratégica do marketing digital. O seu principal objetivo é a otimização do volume de buscas orgânicas de páginas da web, sites e blogs.

Com o uso da ferramenta, o seu negócio terá maiores chances de um melhor posicionamento perante aos seus concorrentes, com um elevado número de visitas e confiabilidade, podendo converter o usuário em lead e consequentemente efetuar uma venda.

SEO: como funciona?

O principal mecanismo responsável pela classificação do volume de buscas de um site é o Google. Ele é o maior mecanismo de pesquisa do mundo, geralmente os usuários costumam consultá-lo para tirar dúvidas, esclarecer possíveis assuntos e informação.

Em cada busca que o Google recebe, ele costuma colocar em ranking os melhores avaliados, consequentemente eles aparecerão em primeiro. Esse sistema tem relação com as avaliações recebidas por usuários aleatórios, ou até mesmo, pelo  número de visitas que seu site recebe diariamente.

Veja o nosso artigo Clicando Aqui e saiba como deixar o seu site no topo das pesquisas hoje mesmo.

Como conseguir um bom posicionamento?

O bom posicionamento só acontece quando existe um investimento em produção de conteúdo. O SEO é uma tática muito bem utilizada para melhoria de posicionamento orgânico, um  exemplo:

Suponhamos que determinado usuário está com uma dúvida em específico sobre uma peça do seu carro no qual ele precisa adquirir. Ele decide consultar oGoogle para possíveis esclarecimentos e se depara com dois sites diferentes.

No primeiro site ele observa algumas informações, mas nada em específico do que ele procura, somente o produto disponível para  venda.

Já a outro é repleto de informações que  possui um artigo sobre o que está exatamente acontecendo com o seu carro e como solucionar o problema. Além disso, o segundo site também vende a peça que ele está precisando comprar. 

Em qual desses sites o usuário irá se familiarizar? Sim o segundo, pois ele se relaciona com cliente através do SEO sobre a peça do carro. Além da confiabilidade do cliente graças a sua disponibilidade de informações no artigo, ele ainda consegue efetuar a venda.

Por isso, é de extrema importância que você opte por otimizar o seu site com conteúdos relevantes e estratégias de marketing digital, além da hospedagem de sites.

Veja algumas dicas sobre SEO através do nosso outro artigo saiba mais aqui.

SEO: motores de busca 

Os motores de busca são vários tipos de sistemas que nascem através de algoritmos. O seu objetivo principal dever é rankear, indexar e rastrear os conteúdos da web e classificá-los de maneira ordenada para os usuários. Além doGoogle podemos classificar como motores de busca:

 Bing;
– Youtube;
Pinterest;
 Yahoo;
– Baidu.

Como funciona os motores de busca?

Os motores de busca basicamente funcionam em três etapas consequentes.

Crawling

Nessa primeira etapa os buscadores rastreiam os conteúdos disponíveis na web. Geralmente eles são robôs específicos. Costumam seguir os caminhos apontados pelos links procurando atualizações e novas páginas.

Indexação

Na segunda etapa, as atualizações e páginas são indexadas em uma determinada “biblioteca” dos motores e lá são classificadas e organizadas de acordo com a coleta e análise de informações relevantes e palavra-chave.

Rankeamento

É a classificação das ordens do processo de rastreamento e indexação das páginas, de acordo com a relevância.

Os algoritmos do motor de busca  Google, como discutido acima, são os responsáveis pela hierarquização das páginas entregando os resultados em ordem de relevância.

SEO: on page / off page

On page refere-se a otimização do conteúdo, imagens, títulos metas e descrições, URLs, heading tags e etc.

Off page são os elementos que estão fora da página, alguns deles são: buscas diretas, quantidade, diversidade e contexto de backlinks, sinais sociais e outros.

SEO: principais benefícios

Segue abaixo uma lista dos principais benefícios da estratégia SEO para seu site:

– Aumento do número de visitas orgânicas;
– Geração de leads;
– Conversão de leads;
– Aumento de vendas;
– Aumento de relevância da marca;
– Educação do mercado;
– Redução de custos aquisitivos.

Alguns sites que podem auxiliá-lo em sua análise de palavras-chave e relevância,, são:

SEMrush;
– AHrefs;
 Moz;
GTmetrix;

Agora que você já sabe a importância do SEO para o seu site, que tal colocar em prática? 

Leave a comment